quarta-feira, 29 de abril de 2009

Estamos quase em Junho...

… e em Junho era o Cruzeiro do Tejo.

Há uns anos li um livro chamado Crónica de uma Morte Anunciada, do Gabriel Garcia Marquez, que relatava a história de como um tipo vivia a sua vida sabendo que não poderia escapar a quem o queria matar como vingança por algo que não fez. Leitura interessante, que recomendo, mas adiante que não é isso que me traz aqui hoje.

Tem cabido às direcções da Secção desde 1998 (ano do infame Cruzeiro do Tejo que partiu da Expo) acartar às costas o pesado moribundo na tentativa de o fazer mudar de ares e de forma e, sobretudo, de não o deixar morrer de vez, e têm-no feito sempre. Umas vezes bem, outras de forma discutível mas o Cruzeiro, ultimamente uma sobra do que já foi, ainda estava vivo, pelo menos até ao ano passado.

O Cruzeiro era O Acontecimento na Secção. Apenas comparável aos tempos áureos de quando a Belém-Alhandra-Belém se chamava Troféu Portalex. A ânsia para nós, os putos, era apenas comparável à da véspera de Natal. Logo na 6ª feira começavam a chegar barcos de todo o país e do cais 14 à Cimianto havia pouco por onde um gajo se esgueirar de zebro sem bater em nehum outro das muitas dezenas (talves até algumas centenas) que fundeavam e se agarravam às poitas como podiam em frente à Secção.

Sem querer entrar em mais relatos, espero que a história do Cruzeiro não seja, à imagem do livro de que atrás falei, a história do morto andante. Espero que os boatos sejam mentirosos e espero que não caiba a esta direcção (composta até por alguns membros da antiga Comissão do Cruzeiro) tirar o chão ao cadafalso do Cruzeiro à sombra da falta de liquidez, da falta de vontade das autarquias dos potênciais destinos desta nossa Regata ou sabe-se lá de que outras infelicidades que, se não se soubesse melhor, se poderiam dizer que são novidade.

As Club Races não substituem o Cruzeiro. A Belém-Alhandra-Belém, enquanto (cada vez mais) comício de gran-finagem e fachada bem comida para Inglês ver, também não. As regatas de Vela ligeira são eventos puramente competitivos e como o Cruzeiro não temos mais nada.
A Secção, parece-me, está a enfiar por um caminho de espírito da carneirada. Olhamos demais para o que de pior os outros fazem (sem querer citar exemplos) para podermos ter desculpa para o fazer também, e acaba-se com o que de tínhamos de genuínamente bom e que orgulhosamente nos destacava da maralha.

É esperar para ver. Junho está aí e verêmos se é desta que se perde a força para segurar o filho pródigo nos braços por mais um ano.

Entretanto fica no ar que o 2º CTP deverá (a não haver C.T.) ser Velejado no fim-de-semana de 23 e 24 de Maio ou Junho de 2009. Quem quizer alinhar já sabe, não precisa de avisar, é só levar a marmita e o barco e juntar-se à festa.

Abraço a todos

Pedro

terça-feira, 28 de abril de 2009

Fds e Três Feriados

Como todos sabemos, em Junho acontece um fenómeno raro e de feição para as actividades vélicas em Alhandra e não só.
Os cinco dias de "férias" (para alguns) proporcionados pelo abençoado calendário de 2009 abre perspectivas para viagem/cruzeiro tanto para montante como para jusante.
Coincidindo com um tempo que se espera estival, haverá alguém com alguma ideia sobre a possibilidade de se fazer um "Cruzeiro"?

ps: Por distracção esqueci-me que a 13 e 14 vai haver uma realização do SNASC em alternativa ao Cruzeiro do Tejo. Penso que se vai chamar Festival Náutico. Alguém sabe o que está previsto?
De qualquer forma ainda sobram os dias 10 e 11 e também o 12 para alguns.

domingo, 26 de abril de 2009

Clube Racing - 25 de Abril

Decorreu no passado dia 25 d'Abril, a regata de Clube Racing, a participação da frota da Uva, foi a possivel, uma vez que ainda estão alguns barcos em terra a efectuar a devida manutenção.
O campo de regata foi o habitual entre Alhandra e Vila Franca de Xira, com uma bóia colocada em frente á Mui Nobre e Real Marina d'Alhandra e uma outra muito gentilmente colocada pelos nossos vizinhos, em frente ao seu posto náutico, num percurso total de 10 milhas.
Em relação á regata, digamos que houve de tudo, desde pessoal que estando com tanta vontade de fazer a regata, que partiu com um minuto de avanço, como foi o caso do Picolé, do Beagle, do Sirius e do Nau dos Corvos, este último, apercebendo-se que havia algo que não estava bem, volto para junto dos que não estavam assim com tanta vontade.
Imediatamente o Blue Dolphins interroga o Juri sobre as largadas apressadas, facto que o Juri confirma pelo canal 77, de que realmente ouve 3 apressados.
Apesar do mastros de sinais, envergar as devidas bandeiras da classe, preparação e procedimentos de largada, houve quem pensasse que as ditas estavam ali para que o mastro ficasse mais bonito por ser 25 de Abril, o Juri deu os procedimentos via Rádio, mas os adiantados tambem não tinha sintonizado na devida frequência, leia-se canal 77, um tava desligado, outra tava na RFM e inclusivé outro tava a ouvir a "Bola Branca", as desculpas foram as mais variadas, "tava longe não vi as bandeiras", "tava longe não ouvi os apitos", "não contei os apitos", "perguntei se era a partida e disseram que sim", "fui atrás dos outros".
A nivel desportivo houve surpresas, o Galileo apareceu com uma nova contratação, contratou o Skipper "Chico Racha-a-Lenha (Campeão mundial de Vaurien em titulo, na categoria de vela piquena) que aproveitando a luta renhida entre o Beagle e o Volare, ganhou indiscutivelmente.
O Beagle apesar de desclassificado por falsa partida, boicotou toda a regata do Volare, impedindo este de arrecadar mais um bom resultado, na última rondagem o Beagle bate na bóia ocorrendo numa segunda desclassificação na mesma regata, pelo que estará castigado na próxima.
O Blue Dolphins mostra a intenção de protestar pela falsa partida, mas apresenta uma bandeira de protesto com medidas não regulamentares.
Mas o Juri estava atendo e desclassifica o Picolé, o Beagle e o Sirius.

Os lugares do suposto pódio ficaram assim ordenados:
1º - Galileo
2º - Nau dos Corvos
3º - Volare
O primeiro dos ultimos foi o Vaga.,
Ainda participaram nesta regata o Free, Bigareta, Leonora, Blue Dolphin's.
A classificação dos desclassificados foi a seguinte:
1º - Picolé
2º - Beagle
3º - Sirius
Notou-se a ausência do, Old Navy, Azul, Nichu's, dos Faluas, Nostrum, Fulô e de mais um ou outro que não demos pela sua falta.
De salientar que desta vez o Sheherazade (é assim que se escreve), não ficou em ultimo p0rque em vez de ir á regata o Dani foi passear a pé no "passadão" .
Se alguem tiver fotos que as publica, porque eu não tenho.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cruzeiro de Pascoa - Jantar em Valada


Afinal sempre apareceram veleiros da UVA num jantar em Valada. Integrados na ANC, o Free, o Volare, o Blue Dolphin e a Nau dos Corvos, fizeram questão de marcar presença. Para tal os seus 12 tripulantes e "skipper's" em muito contribuíram para este saudável convívio participado por um total de 114 inscritos. Afinal éramos poucos mas de primeiríssima agua. :D:D
Paulo "Free"