quarta-feira, 29 de abril de 2009

Estamos quase em Junho...

… e em Junho era o Cruzeiro do Tejo.

Há uns anos li um livro chamado Crónica de uma Morte Anunciada, do Gabriel Garcia Marquez, que relatava a história de como um tipo vivia a sua vida sabendo que não poderia escapar a quem o queria matar como vingança por algo que não fez. Leitura interessante, que recomendo, mas adiante que não é isso que me traz aqui hoje.

Tem cabido às direcções da Secção desde 1998 (ano do infame Cruzeiro do Tejo que partiu da Expo) acartar às costas o pesado moribundo na tentativa de o fazer mudar de ares e de forma e, sobretudo, de não o deixar morrer de vez, e têm-no feito sempre. Umas vezes bem, outras de forma discutível mas o Cruzeiro, ultimamente uma sobra do que já foi, ainda estava vivo, pelo menos até ao ano passado.

O Cruzeiro era O Acontecimento na Secção. Apenas comparável aos tempos áureos de quando a Belém-Alhandra-Belém se chamava Troféu Portalex. A ânsia para nós, os putos, era apenas comparável à da véspera de Natal. Logo na 6ª feira começavam a chegar barcos de todo o país e do cais 14 à Cimianto havia pouco por onde um gajo se esgueirar de zebro sem bater em nehum outro das muitas dezenas (talves até algumas centenas) que fundeavam e se agarravam às poitas como podiam em frente à Secção.

Sem querer entrar em mais relatos, espero que a história do Cruzeiro não seja, à imagem do livro de que atrás falei, a história do morto andante. Espero que os boatos sejam mentirosos e espero que não caiba a esta direcção (composta até por alguns membros da antiga Comissão do Cruzeiro) tirar o chão ao cadafalso do Cruzeiro à sombra da falta de liquidez, da falta de vontade das autarquias dos potênciais destinos desta nossa Regata ou sabe-se lá de que outras infelicidades que, se não se soubesse melhor, se poderiam dizer que são novidade.

As Club Races não substituem o Cruzeiro. A Belém-Alhandra-Belém, enquanto (cada vez mais) comício de gran-finagem e fachada bem comida para Inglês ver, também não. As regatas de Vela ligeira são eventos puramente competitivos e como o Cruzeiro não temos mais nada.
A Secção, parece-me, está a enfiar por um caminho de espírito da carneirada. Olhamos demais para o que de pior os outros fazem (sem querer citar exemplos) para podermos ter desculpa para o fazer também, e acaba-se com o que de tínhamos de genuínamente bom e que orgulhosamente nos destacava da maralha.

É esperar para ver. Junho está aí e verêmos se é desta que se perde a força para segurar o filho pródigo nos braços por mais um ano.

Entretanto fica no ar que o 2º CTP deverá (a não haver C.T.) ser Velejado no fim-de-semana de 23 e 24 de Maio ou Junho de 2009. Quem quizer alinhar já sabe, não precisa de avisar, é só levar a marmita e o barco e juntar-se à festa.

Abraço a todos

Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário